Pages

08 novembro 2024

Clube de Leitores: Lista dos livros do 1º semestre de 2025

 


Divulgamos a nossa lista de livros selecionados para leitura no primeiro semestre de 2025 pelos integrantes do Tomo Literário Clube de Leitores.

A escolha foi por meio de curadoria do mediador (esse que vos escreve), por indicação de escritores e editores, por livros que foram mencionados durante entrevistas ou pesquisas do clube e também por indicação dos membros.

A divulgação é para facilitar que você, leitor do clube e quem deseja ser integrante, possa se programar.
Vamos aos selecionados:



JANEIRO: Como se fosse um monstro, de Fabiane Guimarães (Alfaguara)

Brasília, décadas de 1980 e 1990. Uma jovem sai do interior para trabalhar como empregada doméstica na casa de um casal rico na cidade grande. Lá, enquanto tenta entender a dinâmica diária dos dois, ela começa a ver algumas meninas passando diariamente para algum tipo de entrevista a portas fechadas. Depois de meses sem achar a escolhida, o casal finalmente faz a proposta a Damiana (apesar de acharem o tom da sua pele um pouco mais escuro do que gostariam): que ela seja barriga de aluguel para eles.

Damiana aceita sem entender muito bem, passa por uma inseminação artificial caseira e um quase cárcere privado de nove meses. Depois que o bebê nasce, ela conhece Moreno, um "especialista" nesse tipo de negócios que explica quão inconsequente foi aquela decisão e sugere que os dois passem a trabalhar juntos.

A história de Damiana ― uma das barrigas de aluguel mais produtivas da década ― e sua relação com a maternidade, o próprio corpo, as vidas que impacta e a rede clandestina de produção de bebês é contada a uma jornalista quando ela já está idosa, vivendo novamente no campo.

Um romance envolvente sobre o que significa tomar decisões e como elas impactam a vida dos outros, Como se fosse um monstro é uma reflexão única sobre a maternidade, a culpa e o direito de escolher.

Link para aquisição do livro físico: https://amzn.to/3Yd2gXS
Link para aquisição do e-book: https://amzn.to/4fjSOcc
Link para aquisição de audiolivro: https://amzn.to/4eXA3v8
 


FEVEREIRO: O homem que explodiu o presidente, de Thiago Barrozo (Flyve)

Um ex-professor, ex-alcoólatra, ex-pai de família. Um homem atormentado pelo passado encontra num bilhete de loteria premiado a oportunidade de vingança que sempre almejou. Seu algoz? Ninguém menos que o Presidente da República.

Uma jornada arriscada onde uma prostituta suicida, um amigo sem memória, um advogado assassino e um traficante vaidoso embaralham os conceitos de certo e errado; onde a morte não é a última das consequências, mas, sim, o início de um longo caminho.

Afinal, como bem disse Shakespeare, é a tentativa, e não o ato, o que nos aniquila.

Link para aquisição do livro físico: https://flyve.com.br/140/o-homem-que-explodiu-o-presidente
Link para aquisição no Kindle Unlimited:https://amzn.to/4fjiA0g
 


MARÇO: O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk (Companhia das Letras)

Em 1817, Spix e Martius desembarcaram no Brasil com a missão de registrar suas impressões sobre o país.

Três anos e 10 mil quilômetros depois, os exploradores voltaram a Munique trazendo consigo não apenas um extenso relato da viagem, mas também um menino e uma menina indígenas, que morreriam pouco tempo depois de chegar em solo europeu.

Em seu quinto romance, Micheliny Verunschk constrói uma poderosa narrativa que deixa de lado a historiografia hegemônica para dar protagonismo às crianças ― batizadas aqui de Iñe-e e Juri ― arrancadas de sua terra natal.

Entrelaçando a trama do século XIX ao Brasil contemporâneo, somos apresentados também a Josefa, jovem que reconhece as lacunas de seu passado ao ver a imagem de Iñe-e em uma exposição.
Com uma prosa embebida de lirismo, este é um livro sem paralelos na literatura brasileira ao tratar de temas como memória, colonialismo e pertencimento.

Link para aquisição do livro físico: https://amzn.to/3C9UTJd
Link para aquisição do e-book: https://amzn.to/4dZIEMQ
Link para aquisição de audiolivro: https://amzn.to/4dZewRB
 


MARÇO EXTRA: O nome dela é Luana, de Eberson Terra e Gustavo Nascimento (Flyve)

Após perder a guarda da filha Luana, por uma denúncia de maus tratos no rito de batismo da adolescente, a candomblecista Maria se vê desesperada diante de um sistema que ignora a sua existência.

Combatendo a corrupção e o racismo impregnados nas instituições brasileiras, Maria encontra em Mirela, uma delegada assombrada por terríveis memórias, uma aliada para encontrar Luana no que parece ser uma teia muito maior do que intolerância religiosa, envolvendo o desaparecimento de outras garotas pelo país.

O nome dela é Luana é um romance sobre maternidade, memória, racismo e intolerância religiosa, que permanece no leitor mesmo depois da última página.

Romance finalista do 7º Prêmio ABERST na categoria narrativa longa de crime.

Link para aquisição do livro físico: https://flyve.com.br/637/o-nome-dela-luana
Link para aquisição no Kindle Unlimited: https://amzn.to/48iyi9v
 


ABRIL: O ninho, de Bethânia Pires Amaro (Record)

O livro de estreia de Bethânia Pires Amaro é composto por quinze contos, quinze pequenas obras-primas, que se aprofundam nas complexidades das relações familiares, explorando os recantos mais frágeis e perturbadores que podem habitar um lar.

A autora nos convida a acompanhar personagens femininas que enfrentam mazelas diversas e, através de suas histórias, somos lembrados de que a casa, esse estranho ninho, não é tão sacra assim, nem tão segura.

A miséria socioeconômica e a fragilidade das conexões íntimas são exploradas com maestria pela autora, que, para Sérgio Rodrigues – jornalista e escritor que assina a orelha de O ninho –, estreia como "uma das melhores contistas da literatura brasileira".

Esses lares dessacralizados passam por vícios, suicídios, maternidades disfuncionais, abusos e violências devastadoramente reais. E, no entanto, a sensibilidade narrativa de Bethânia Pires Amaro nos ampara com as belezas imperfeitas que decorrem da tragédia cotidiana, e com a compaixão que corteja o desespero de vivermos, sempre, uns com os outros.

Link para aquisição do livro físico: https://amzn.to/4eOHaWR
Link para aquisição no Kindle Unlimited:https://amzn.to/4hvqdCG
 


ABRIL EXTRA: Livro sem nome, de Paulo Henrique Passos (Patuá)

O que uma mulher teria para dizer depois de mais de setenta anos em silêncio? Após esse tempo todo sem falar nem escrever, que histórias ela poderia contar?

A vida de Layla, em Livro sem nome, vem para nos mostrar o poder do silêncio, mas sobretudo o poder ainda mais forte de romper o silêncio.

Aos 12 anos, Layla para de falar por escolha própria e só volta a pronunciar alguma palavra 73 anos depois. Nesse tempo, ela sente as consequências radicais de se exilar da própria língua: todo o seu contato com o mundo mediado pela língua portuguesa é suspenso. Ela se torna uma órfã da língua mãe. Família e amigos já não podem ajudar, pois fazem parte de um mundo - o que fala, que escreve, vê e ouve - que se desmancha na frente de Layla.

Livro sem nome traz à superfície o irrepresentável e o não representado e torna evidente que há uma falha para se expressar o que se quer e fica sempre faltando alguma coisa.

Link para aquisição do livro físico: https://amzn.to/3Ap4co9
 


MAIO: Mata doce, de Luciany Aparecida (Alfaguara)

Maria Teresa vive com suas mães num casarão antigo, cheio de histórias de seus antepassados, de frente para um lajedo de pedra. Pelo peitoril, corre um roseiral, apenas com rosas brancas, e, no caminho diante da casa, passam personagens memoráveis: Mané da Gaita, músico e vendedor de doce, e sua cadela Chula; Lai, ex-prostituta e sua madrinha; os gêmeos Cícero e Antônio, filhos do dono da venda; Toni de Maximiliana, vaqueiro matador de gado, filho da sacerdotisa Mãe Maximiliana dos Santos; e Zezito, único filho homem de Luzia, e por quem Maria Teresa se apaixona e planeja se casar.

Ao experimentar o vestido de noiva num sábado de festa, um dia antes do casamento, uma tragédia envolvendo um fazendeiro violento e arbitrário atinge Maria Teresa e muda sua vida para sempre.

Narrando o drama que se torna central, ela vai pouco a pouco desvelando ao leitor os sentimentos mais profundos dos que habitam Mata Doce. Surgem então, numa delicada costura narrativa, antigas rixas familiares, segredos do passado, sentimentos clandestinos e muitos mistérios.

Link para aquisição do livro físico: https://amzn.to/4eWSZuc
Link para aquisição do e-book: https://amzn.to/40mMrAv
 


JUNHO: Com os sapatos aniquilados, Helena avança na neve, de Marcia Tiburi (Nós)

Helena, uma brasileira misteriosa e silenciosa, passa a viver em Paris, no apartamento de Chloé, uma mulher solitária, mas combativa, com um doloroso passado do qual não pode se livrar ou esquecer.
Aos poucos, o passado também fantasmagoricamente real de Helena vai se desvelando, evidenciando um traço comum entre elas.

Vivendo entre maridos flagrantemente abusadores, pais assassinos, irmãos patologicamente evangelizados e policiais corruptos e monstruosos, Helena e Chloé se voltam contra a barbárie do feminicídio alimentadas por um desejo de vingança.

Neste thriller feminista nem um pouco conciliador, Marcia Tiburi alegoriza o turbilhão de violências vivido pelas mulheres de todas as épocas e lugares, lançando um olhar impiedoso para as grandes instituições garantidoras do extermínio das mulheres: a família, a igreja, a polícia, isto é, o patriarcado e seu truculento projeto de poder.

Link para aquisição do livro físico: https://amzn.to/48kUmAg
Link para aquisição do e-book: https://amzn.to/48keD90
 


JUNHO EXTRA: O triste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto (Antofágica)

Nos primeiros anos da República brasileira, surge um major decidido a valorizar tudo o que é genuinamente brasileiro: a comida, as vestimentas, o idioma...

Ele já leu diversos livros e se sente pronto para solucionar os problemas do país. Para tal, está disposto a fazer o que for preciso, seja enveredar-se pelos corredores que levam aos gabinetes dos poderosos políticos ou sujar as mãos de terra em uma reforma agrária.

Policarpo Quaresma não mede esforços na luta por seus ideais patrióticos. Mas o que será do franzino major quando ele se deparar coma cruel realidade do seu país?

Link para aquisição do livro físico: https://amzn.to/3UlWHFr
Link para aquisição do e-book: https://amzn.to/3YE1Hri
Link para aquisição no Kindle Unlimited: https://amzn.to/4e0cJLZ
 
As datas das reuniões sobre os livros serão divulgadas posteriormente.

Se você quer fazer parte do clube, envie direct no instagram @tomoliterario ou mande seu nome e WhatsApp para clubedeleitorestomoliterario@gmail.com. A participação é gratuita.

“Do livro para o mundo, nós vamos juntos nessa jornada.”


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.