Inteligência artificial para além de uma usurpadora de empregos - Tomo Literário

Inteligência artificial para além de uma usurpadora de empregos

Compartilhe

 


Referência brasileira na interface entre tecnologia e negócios, o especialista em tecnologia, inovação e marketing, Helbert Costa, aprofunda o debate sobre o uso da inteligência artificial no mercado de trabalho, na comunicação, produção de conteúdo e em outras frentes de trabalho. No lançamento ChatGPT Explicado, publicado pela Citadel Grupo Editorial, escrito em apenas 10 dias com o uso do próprio software de respostas, o autor mostra que, a partir de agora, é preciso se preparar não para ser substituído pela IA, mas para trabalhar em conjunto com tecnologias como o ChatGPT.


Segundo o sócio da Monte Bravo Investimentos e conselheiro da Play9, toda companhia competitiva já utiliza processos automatizados para aumentar a produtividade dos funcionários e os resultados do negócio. Por isso, a extinção de vagas de trabalho é apenas questão de tempo. “Milhares de pessoas serão substituídas”.


Você escolhe se em três a cinco
anos vai estar brigando pelas poucas vagas que existiam
com mesmo perfil das de hoje ou se vai estar em um mercado
deficitário em profissionais preparados, com vagas abundantes.
É uma loucura quando pensamos que teremos milhões
de desempregados em um mesmo mundo, que terá milhões de
vagas em aberto sem pessoas para preenchê-las.
(ChatGPT Explicado, pg. 79)


Embora apresente uma visão positiva sobre a relação entre seres humanos e tecnologias, Helbert alerta para a dependência excessiva da IA. De acordo com o especialista, submeter todas as decisões ao ChatGPT ou softwares semelhantes pode prejudicar a capacidade de raciocinar criticamente para resolver os problemas de maneira independente. Além disso, pode diminuir a empatia e a capacidade de compreensão interpessoal com outras pessoas.


Ao partir do surgimento do ChatGPT, o autor expõe a lógica de funcionamento desta e outras ferramentas de IA, benefícios e desafios no ambiente de trabalho, preocupações éticas, manipulação de informações e como identificá-las. O especialista dedica-se também ao uso do software nas áreas saúde e na educação ao demonstrar que médicos e professores podem conseguir diagnósticos e correções de maneira mais eficiente.


O autor acrescenta ao livro dicas de como começar a usar a ferramenta, insights para produção de conteúdo, linguagem de programação e outros truques que ajudarão o leitor a otimizar as ações práticas do dia a dia. A obra conta com prefácio de Clóvis de Barros Filho e promete ser um guia para aqueles que desejam mergulhar nas possibilidades trazidas pela inteligência artificial.


ChatGPT Explicado conta ainda com um bot de respostas para auxiliar os leitores antes, durante e depois a imersão apresentada por Helbert no lançamento. O objetivo do HelBot é manter os conteúdos presentes na obra em constante atualização. Ele pode ser atualizado por meio do QrCode localizado na página 11 ou pelo site do livro.   


Sessão de autógrafos com Helbert Costa
Livro: ChatGPT Explicado
Data: 10/09 (quarta-feira)
Horário: 15h30
Estande: rua H48
Onde: 27ª Bienal do Livro de São Paulo
Local: Distrito Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana
Ingressos:  https://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-br/ingressos



Ficha Técnica:
Título: 
ChatGPT Explicado
Subtítulo: 
O guia definitivo sobre esta e outras inteligências artificiais
Autor: Helbert Costa
Editora: Citadel Grupo Editorial
ISBN: 978-6550472375
Páginas: 208
Onde comprar: Amazon

Helbert Costa / Foto: Divulgação


Sobre o autor: 


Helbert Costa é referência brasileira na interface entre tecnologia e negócios. CMTO na Monte Bravo Investimentos, conselheiro da Play9 e ex-líder de Marketing e Tecnologia no Comitê Olímpico do Brasil, seu impacto transcende fronteiras tecnológicas, moldando estratégias empresariais. Sua formação acadêmica passa por lugares como Singularity University e Fundação Dom Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages