Romance inacabado de Truman Capote ganha nova edição - Tomo Literário

Romance inacabado de Truman Capote ganha nova edição

Compartilhe

 


Uma crônica indiscreta e cheia de maledicências dos membros da alta sociedade, Súplicas Atendidas foi o último livro publicado de Truman Capote, em 1986. Um romance inacabado que expõe muitas das relações amorosas e econômicas do autor por meio da narrativa de P. B. Jones, um escritor-massagista que nos conta suas aventuras pela fidalguia e esbarra em personagens reais, preservados unicamente pela mudança de nome e pelos limites da imaginação e conhecimentos do leitor. 


Capote, a partir de cartas e de seus diários dos anos de 1943 a 1965, dá vida ao exemplar que acabou sendo publicado com apenas 3 capítulos dois anos após sua morte  Monstros Imaculados, Kate McCloud e La Côte Basque  e provocou reações explosivas em quem se sentiu traído pelos relatos, considerados muito verossímeis, quando a primeira amostra foi publicada previamente nos jornais.


Talentoso, ambicioso e, por vezes, cruel, Truman Capote é considerado um dos maiores mestres do jornalismo literário. O termo "New Journalism", cunhado posteriormente por Tom Wolfe, ganhou notoriedade graças ao sucesso estrondoso de A Sangue Frio. Capote, ao lado de nomes como Janet Malcolm, Gay Talese, Norman Mailer, entre outros, revolucionou a não ficção, mesclando técnicas literárias à reportagem investigativa.


A repercussão de A Sangue Frio, crônica que imortalizou o brutal massacre da família Clutter em Holcomb, no interior do Kansas, marcou o ápice da carreira de Truman Capote. No entanto, a fama que o acompanhou logo daria lugar a um declínio gradual. Acostumado à alta sociedade e aos bailes refinados, Capote utilizava os acontecimentos dessas festas como inspirações para o seu roman à clef  livro em que o desafio de identificar quem é quem pode ser, por vezes, mais instigante que a própria trama em si.


Nomeado em referência à citação de Santa Teresa de Ávila, “mais lágrimas são derramadas por súplicas atendidas do que pelas não atendidas”, o livro ganha uma estrutura narrativa não linear, justificada pela autenticidade dos acontecimentos. Como Capote mesmo afirma em Música para camaleões, obra de contos de 1980, a facilidade em lembrar de todos os detalhes se deve ao fato de que "nada era inventado". Essa abordagem, que confere à obra um caráter quase documental, é ressaltada pelo editor americano e amigo de Truman, Joseph M. Fox, no prefácio da reedição.


A Sangue Frio, a mais reconhecida de suas obras, com quase cinco milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, é frequentemente citada como o ápice de sua produção literária. No entanto, se seguirmos a lógica de Truman Capote de que o último capítulo de uma história deve ser escrito primeiro para que se tenha clareza sobre o destino final da narrativa, é em Súplicas Atendidas, traduzido por Guilherme da Silva, que encontramos as evidências derradeiras da excentricidade característica desse grande mestre do romance de não ficção.



O que falaram sobre o livro:

"Chocantemente repugnante e completamente difamatório."
Tennessee Williams

"Capote morde as mãos que o alimentam."
New York Magazine

"Aquele serzinho desprezível e sujo nunca mais vai colocar os pés nas minhas festas."
Nedda Logan, atriz

 

Adquira o livro na Amazon:

https://amzn.to/3M3lrxG

Truman Capote / Foto: Jack Mitchell


Sobre o autor:


Truman Streckfus Persons nasceu em Nova Orleans em 30 de setembro de 1924. Passou parte de sua infância com parentes próximos no Alabama, pois seus pais se divorciaram quando ele tinha quatro anos. Essas vivências inspiraram alguns de seus posteriores escritos. Ainda criança, tornou-se amigo da futura escritora Harper Lee, que posteriormente o retratou no seu famoso livro, O sol é para todos (To Kill a Mockingbird, 1962), como o personagem Dill.


Após sua mão se casar novamente, Capote mudou-se para Nova York e adotou o sobrenome do padrasto. Estudou na Trinity School e na St. John’s Academy, e aos 17 anos terminou o colégio. Encontrou trabalho na revista New Yorker, e lá começou a atrair a atenção de todos pela excêntrica maneira de se vestir. As primeiras histórias de Capote – “A Mink of One's Own”, “Miriam”, “My Side of the Matter”, “Preacher's Legend”, “Shut a Final Door” and “The Walls Are Cold” – foram publicadas entre 1943 e 1946 em revistas importantes como The Atlantic MonthlyHarper's BazaarHarper's MagazineMademoiselleThe New YorkerPrairie Schooner and Story.


Em 1946 Capote venceu seu primeiro o O. Henry Award pela publicação de “Miriam” na Mademoiselle. Seu primeiro romance, Other Voices, Other Rooms, publicado em 1948, ficou na lista dos mais vendidos do New York Times por nove semanas, vendendo mais de 26 mil cópias. Nessa época Capote – uma jovem promessa literária –, construiu sua fama nos círculos culturais. O autor levava uma vida de excessos entre festas na alta sociedade regadas a álcool e viagens ao redor do mundo na companhia do escritor Jack Dunphy (1915-1992).


No ano seguinte Capote seguiu para a Europa, onde escreveu ficção e não-ficção, entre eles um perfil de Marlon Brando, The Muses are Heard (sobre a turnê da ópera Porgy and Bess na União Soviética – primeiramente uma série de artigos, que depois se transformaram em livro em 1956), The Grass Harp (1951) e A Tree of Night and Other Stories (a reunião de histórias publicadas na Harper's BazaarMademoiselle e outras revistas).


Nos anos 50, Capote escreveu The House of Flowers, um musical, e o romance The Grass Harp. É dessa época a primeira importante colaboração de Capote no cinema como roteirista em um filme de John Huston (Beat the Devil,1954).


Ao retornar aos Estados Unidos, Capote escreveu Breakfast at Tiffany’s (1958). Seu livro foi adaptado para o cinema no filme de Blake Edwards e ganhou notoriedade com Audrey Hepburn no papel principal.


Seu grande sucesso, In Cold Blood (A sangue-frio),se originou de uma notícia publicada no New York Times, em novembro de 1959, sobre o assassinato de uma família inteira, os Clutter, em Holcomb, Kansas. Capote ficou fascinado com a história, e viajou com Harper Lee para a cena do crime. Na cidade, entrevistou todos os envolvidos, e aprofundou-se tanto nos detalhes que acabou travando um ambígua relação com os assassinos, Perry Smith e Dick Hicock. O processo de pesquisa e escrita levou ao todo seis anos. O livro, publicado em 1966, inovou a literatura e inaugurou o gênero New Journalism.


Capote continuou escrevendo nos anos seguintes, mas o alcoolismo e outras drogas arruinaram sua saúde e seu trabalho, levando-o a morte em 25 de agosto de 1984, pouco antes de completar 60 anos. Deixou um romance inacabado, Súplicas atendidas (Coleção L&PM POCKET; 2009). Do autor, a L&PM publicou ainda Os cães ladram – pessoas públicas e lugares privados (2006), livro que apresenta textos escritos entre as décadas de 40 e 70.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages