Aspectos do Folclore
Brasileiro, livro do escritor Mário de Andrade, reúne textos do autor que
são uma instigante amostra das pesquisas que ele realizava sobre o conjunto de
tradições que marcaram o povo brasileiro. São textos que, até a publicação,
eram inéditos e que contém reflexões sobre a memória cultural e os costumes do
povo brasileiro. Se trata de uma obra que tem como temas centrais a cultura
popular e a questão negra no país.
O livro havia sido projetado para
integrar as obras completas do escritor, editada pela Livraria Martins Editora,
no entanto, naquela ocasião acabou não sendo publicado. Em 2019 ocorreu a
publicação pela Global Editora – a casa da literatura brasileira (1ª edição,
240 páginas). Se a priori o conteúdo presente no livro seria o volume 13 de “Obras
Completas”, de Mário de Andrade, sua publicação só se tornou possível após a
localização de um manuscrito intitulado “Estudos sobre o negro”, de 1938.
Mário de Andrade (1893 – 1945) é
um nome poderoso quando falamos de questões voltadas à cultura e à literatura
brasileira. Foi ávido em compreender o país e era apaixonado por literatura,
artes, políticas e religião, tendo se aproximado do grupo modernista que virou
um ponto fundamental da vida intelectual da cidade de São Paulo. Além disso, se
tornou uma referência no estudo do folclore.
Florestan Fernandes (1946), em artigo
na Revista do Arquivo Municipal, intitulado “Mário de Andrade e o folclore
brasileiro” ressalta que o folclore é um dos elementos centrais na obra de
Mário de Andrade, permeando seu trabalho como poeta, contista, romancista,
crítico e ensaísta, além de ser o principal foco de suas pesquisas e estudos
especializados. O interesse de Mário de Andrade pelo folclore estava
diretamente relacionado à definição do "caráter nacional". Para ele,
o folclore representava a parte mais significativa da história de um povo,
refletindo-se na memória coletiva, nas lembranças e nos costumes compartilhados
por essa comunidade.
A definição de caráter nacional,
para Mário, voltava-se para a necessidade da recuperação histórica, para a consciência
de passado, reconhecimento de tradições e antepassados com os quais os
brasileiros possuiriam algo em comum. Dali surgiria a nossa característica essencial.
Notadamente, vemos que o livro
foi um trabalho acurado realizado por grandes pesquisadores. Angela Teodoro
Grillo foi a responsável pelo estabelecimento do texto, apresentação da obra e
notas. A edição da Global Editora foi coordenada por Telê Ancona Lopez,
professora emérita do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São
Paulo, que é uma das maiores conhecedoras da obra de Mário de Andrade.
O trabalho, além de oferecer uma
visão mais abrangente da produção de Mário de Andrade, revela o enfoque
analítico que ele adotou ao buscar métodos de pesquisa mais científicos. O
autor tinha consciência do estágio em que se encontravam os estudos sobre o
tema e de que era necessária uma abordagem mais científica, para o qual
caminhava, apesar de ajustes necessários nos métodos de trabalho. O livro
esclarece a abordagem transdisciplinar seguida pelo pesquisador.
Para Mário de Andrade, os
projetos, incluindo aqueles relacionados à música nacional e à tradição popular
rural, seriam mais bem desenvolvidos se fossem enriquecidos por formulações
teóricas e criações artísticas de outras áreas. Essa abordagem, chamada de
transdisciplinar, fazia parte da consciência estético-conceitual do escritor/pesquisador
e representa um dos importantes legados deixados para o país.
O primeiro ensaio que é
intitulado de O folclore no Brasil é uma análise dos estudos do que
pertence ao povo no nosso país. O texto faz uma denúncia na leviandade de
pesquisadores que recolhem documentos pautados por parâmetros como beleza.
Há certa irritabilidade de Mário com
a forma amadora como muitos estudiosos tratavam do assunto e como, embora sem
conhecimento técnico, eles eram chamados de folcloristas. Isso fazia com que o
folclore fosse visto como uma forma burguesa de prazer com um viés cômico.
O ponto de inflexão na trajetória
da especialização ocorreu na década de 1930, com a fundação de instituições
culturais e científicas, incluindo o Departamento de Cultura da Prefeitura de
São Paulo. Durante esse período, destacam-se as contribuições variadas de Luís
Saia (1911-1975), Arthur Ramos (1903-1949) e Câmara Cascudo (1898-1986).
Já na segunda parte do livro, que
leva o nome de Estudos sobre o negro, a análise dos documentos evidencia
que o escritor fez uma pesquisa de quase vinte anos sobre a presença e a
contribuição do negro no Brasil e em outras partes do mundo. “Propõem uma
abrangente discussão sobre o negro no âmbito etnográfico, antropológico,
histórico, apoiada em apresentações artísticas: música, dança e exposições.”
Mário destaca que durante as
leituras o problema do preconceito, no Brasil, foi um dos que mais o interessou
e que, por isso, reuniu farta documentação acerca do tema. Sua análise não fica
apenas na superfície do assunto. O autor cita provérbios e cantigas que demonstram
o preconceito racial existente no país.
Como frisado na apresentação do
livro “Aspectos do folclore brasileiro, além de concorrer para a compreensão
do folclore na obra de Mário de Andrade polígrafo, contribui para os estudos da
questão racial no Brasil.”
Outra parte do livro é denominada
de Estudos convidados e apresenta ensaios de outros autores acerca de
Mário de Andrade, inclusive apresentando correspondências trocadas entre o
modernista, intelectuais e escritores brasileiros e estrangeiros. Os
ensaios são “Mário de Andrade, Folclorista”, de Maria Laura Viveiros de
Castro Cavalcanti e “Mário de Andrade, Africanista”, de Ligia Fonseca
Ferreira. Como os títulos indicam, as autoras analisam dois aspectos centrais
da obra, o folclore e o negro.
“Dossiê” apresenta imagens
de documentos que vão desde nota do autor sobre a publicação de “O folclore
no Brasil” até nota de trabalho do manuscrito “Preto”, com imagens
de instrumentos musicais. Na obra são apresentados ainda os planos para
comemoração do cinquentenário da abolição (1938) tanto em São Paulo quanto na
capital federal.
O livro revela a empatia de Mário
de Andrade em relação aos conhecimentos, criações e imaginários dos indivíduos
comuns, sejam eles homens ou mulheres, destacando a importância
estético-conceitual que o escritor atribui às manifestações populares, sem
ignorar os preconceitos que podem estar presentes.
Os textos de Mário de Andrade que
estão presentes nesta obra destacam os esforços do intelectual em apoiar a
causa negra e valorizar a cultura afro-brasileira, evidenciando o desejo do
artista de que fossem criados novos espaços de convivência republicana e
democrática no país, através da valorização das diferenças que constituem a
nação.
A publicação confirma a força do
pensamento do autor e surpreende o leitor pela atualidade dos posicionamentos
em assuntos que podem ser considerados à margem dos estudos canônicos vigentes.
O livro, sem dúvida, é uma
importante produção intelectual de um dos maiores escritores brasileiros a
respeito da memória coletiva e de costumes que são compartilhados por todo o
povo brasileiro em diferentes regiões desse grande país.
Sobre o autor:
Nascido em São Paulo, Mário de
Andrade (1893 – 1945) foi romancista, poeta, contista, cronista, crítico de
literatura e de arte, fotógrafo, musicólogo e estudioso do folclore brasileiro.
Um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922, lançou no mesmo ano
Paulicéia desvairada, livro eu significaria seu salto definitivo para o
modernismo. Em 1927 publicou Amar, verbo intransitivo. No ano seguinte,
sairia aquela que é considerada sua obra mais famosa – Macunaíma, o herói
sem nenhum caráter. Vasta foi a sua produção nos principais periódicos da
imprensa do eixo São Paulo-Rio, bem como em jornais e revistas de outros
estados. Em todos os campos nos quais atuou, Mário valorizou as manifestações
artísticas e culturais no Brasil, dedicando-se a buscar os elementos
definidores da identidade nacional.
Ficha Técnica:
Título: Aspectos do folclore brasileiro
Escritor: Mário de Andrade
Editora: Global Editora
Ano: 2019
Páginas: 249
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-260-2442-7
Assunto: Folclore brasileiro
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