Pages

12 junho 2024

Em "Gritar!", todas as vozes, não importa quão altas, merecem ser ouvidas e celebradas

 


Gritar! é o mais novo livro da ilustradora britânica Rose Robbins, já conhecida pelo livro infantil “Minha irmã e eu”, publicado em 2022. Indicado para leitores a partir dos 4 anos de idade, Gritar! aborda de maneira leve e divertida os desafios enfrentados por uma garotinha agitada ao tentar socializar e realizar atividades na escola.


A história acompanha a protagonista enquanto ela descobre formas de subverter suas características vistas, muitas vezes, como negativas e problemáticas em talentos a serem celebrados. Os temas de intolerância e diversidade são centrais na obra e se refletem nas ilustrações únicas e inclusivas. Cada personagem possui uma aparência singular: uma professora lembra um felino, um professor tem uma tromba de elefante, outra professora usa uma cadeira de rodas, um aluno tem características de ave, outro uma crina de cavalo, entre outros.


As ilustrações, com a espontaneidade do traçado infantil, facilitam a identificação e simpatia dos leitores, tornando a leitura ainda mais envolvente e lúdica. Gritar! é um livro ideal para trabalhar inclusão, neurodiversidade e TDAH, ajudando crianças a compreender e valorizar suas próprias características e as dos outros. 



Sobre a autora:

Rose Robbins é autora e ilustradora e vive em Nottingham, na Inglaterra. Começou a fazer livros ilustrados aos seis anos de idade, quando ganhou seu primeiro grampeador de presente de aniversário. Graduada em ilustração, especializou-se em ilustração de livros infantis na Cambridge School of Art. Em 2017, foi vice-campeã no Carmelite Picture Book Prize e indicada ao prêmio Cheltenham de ilustração. Rose dá aula para jovens autistas e tem um irmão autista, que é uma grande inspiração para o seu trabalho. Estreou na literatura infantojuvenil com o livro de imagens Elena’s Shells (2019). Minha irmã e eu é seu segundo livro para crianças. Publicou também Talking Is Not My Thing (2020) e Loud! (2021). O respeito à diversidade e à neurodiversidade estão entre seus temas preferidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.