Pages

22 abril 2024

Vencedor do Prêmio Odisseia Literatura Fantástica, anuncia novo romance com publicação pela Editora Todavia


 

Autor de "Mil Placebos" lançará seu segundo romance "Frankito em Chamas", que também foi seu projeto de mestrado na UFRGS, pela editora Todavia


O escritor Matheus Borges (@matheusmedeborg), que foi vencedor do Prêmio Odisseia Literatura Fantástica em 2023, além de ser finalista dos Prêmios Açorianos com "Mil Placebos", agora anuncia seu novo livro, "Frankito em Chamas". O romance traz a história de um roteirista de cinema que visita um pequeno balneário no litoral do Uruguai, onde está sendo rodado seu próximo filme, e sairá pela editora Todavia.

 

Matheus Borges / Foto: Carolina Vicentini

Diferente de "Mil Placebos", que discute saúde mental e relações em meio ao capitalismo tardio e à internet, a nova obra explora mais o convívio social, principalmente entre amigos. Segundo o autor, o projeto começou a ser elaborado em 2021, no auge do isolamento social provocado pela pandemia, mas com a intenção de abordar justamente o oposto da solidão e o mal-estar que marcaram o período. "Nesse sentido, a privação me fez olhar para o contato humano com doses iguais de estranheza e melancolia – isso transparece nas páginas deste livro.", afirma. "Frankito em Chamas" foi desenvolvido enquanto seu projeto de Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cuja defesa e aprovação aconteceram em 2023, dois anos após ele começar a trabalhar na ideia inicial.

 

Nascido em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 1992, Matheus Borges é graduado em Realização Audiovisual pela Unisinos e mestre em Estudos Literários pela UFRGS. Atuou como roteirista em “A Colmeia”, longa-metragem vencedor de cinco prêmios na edição de 2021 do Festival de Cinema de Gramado. Em 2022, publicou seu primeiro livro, o romance "Mil Placebos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.