Dia do leitor e da leitora - Tomo Literário


 07 de janeiro é o dia do leitor e da leitora, uma data especial dedicada a quem é apaixonado (a) pela leitura.


Num país que lê pouco e mal, nós precisamos incentivar diariamente o hábito da leitura, que é importante para exercitar capacidades de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas. A leitura enriquece sua formação profissional, acadêmica e pessoal.

Eis algumas sugestões para te ajudar nessa tarefa, e servir como ponto de partida para desenvolver um hábito de leitura.

  • Crie um espaço de leitura e escolha um horário – Defina um local e um horário regular para ler. O importante é não se esquecer  de ler para que você torne isso um hábito e siga com disciplina. Leia ao menos uma página por dia.

  • Estabeleça metas – Defina quantos livros você quer ler por mês, por bimestre, trimestre ou por ano e cumpra com o estabelecido. É uma meta que você deve estabelecer com você.

  • Faça anotações – Ao finalizar a leitura de um livro, anote os principais pontos, as características de personagens que te chamaram a atenção, palavras, conceitos aprendidos e curiosidades sobre as quais você deseja se aprofundar. Vale mencionar que as anotações ajudam a fixar o conteúdo do livro. 

  • Faça reflexões - Desenvolva reflexões sobre como você evoluiu com a leitura e sobre os temas abordados na obra que você leu.

  • Troque informações com amigos – Ter com quem discutir faz a leitura ficar mais prazerosa e dinâmica. Por isso, clubes de leitores são interessantes para que você conheça e compartilhe impressões com outros leitores. Nós temos um clube de leitores e você pode se associar gratuitamente. Basta enviar seu nome e número de WhatsApp para clubedeleitorestomoliterario@gmail.com. O clube é voltado para a leitura de livros de autores nacionais ou que tenham sido publicados originalmente em língua portuguesa.

  • Identifique o que você gosta de ler – Romance? Suspense? Ficção científica? Mistério? Fantasia? Comece por aquilo que você tem certeza que vai se conectar. Procure por autores que tenha afinidade, histórias que para você sejam interessantes, gêneros que despertam sua curiosidade e livros que tenham temas que você gosta. Leia a sinopse da obra para ter uma ideia do conteúdo.

  • Aposte no novo – Buscar indicações é mais uma forma de encontrar obras que talvez você não leria e isso pode potencializar o hábito de leitura. Não fique apegado apenas a um autor ou livro, aposte no novo, no diferente, esteja com a mente aberta. Ah! E não esqueça dos clássicos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages