Crônica: "Depois da chuva", de Clarisse Escorel - Tomo Literário

Crônica: "Depois da chuva", de Clarisse Escorel

Compartilhe


 

 

Depois da chuva é o livro de estreia da escritora Clarisse Escorel. A obra recebeu um texto de Ana Maria Machado que você lerá logo abaixo. Para além disso, Clarisse tem na bagagem o fato de ser filha de Ana Luisa Escorel, editora da Ouro sobre Azul, e neta do sociólogo, crítico literário e professor universitário Antonio Candido (1918-2017), cuja obra completa está sendo reeditada pela Editora Todavia. 

 

Clarisse estreia sob a batuta do Professor Luiz Antonio de Assis Brasil e de Fabrício Corsaletti, seus mestres em Escrita Criativa. O livro ganhou destaque na coluna de Maria Fernanda Rodrigues no jornal Estado de S. Paulo.

 


Texto de Ana Maria Machado, escritora membro da Academia Brasileira de Letras, para "Depois da chuva":


“É uma alegria dar as boas vindas a uma cronista do naipe de Clarisse Escorel, num país cuja literatura tem justo orgulho de contar com um respeitável número de excelentes cronistas. Mas ela não surge com ares de estreante. Pelo contrário, nos chega com pleno domínio de seu ofício. Credenciada por um bom texto, limpo, sensível e na medida justa. E munida de olhar atento, faro fino e bom ouvido. Esses elementos lhe garantem a capacidade de bem observar a realidade a seu redor e captar com acuidade sua própria reação a esses estímulos, num saudável equilíbrio entre as claves objetiva e subjetiva – a corda bamba onde se equilibram os melhores cultores do gênero.

Esse equilíbrio garante que, no eventual garimpo de si mesma, Clarisse Escorel jamais se deixe arrastar a um tom confessional rasgado. Escapa desse risco mesmo quando envereda em terreno claramente biográfico, percorre memórias de infância ou traça perfis de pessoas amadas e de seu convívio familiar. Em qualquer circunstância consegue manter a necessária objetividade para mesclar sua inteligência aguda a uma sensibilidade aprimorada por sólida formação cultural. Ambas são temperadas por seu peculiar senso de humor, marcado por um tom irônico sutil, que por vezes deixa o leitor sujeito a um quase aflorar de sorriso mental.

 

Com o leitor, fica sempre a impressão de que está sendo bem tratado por Clarisse Escorel, qualquer que seja o tema por ela abordado neste livro. Convenhamos que não é pouca coisa. Dessa forma, só nos resta dar as boas vindas à cronista. Ela merece”.

 


Clarisse Escorel vive no Rio de Janeiro, onde nasceu. É formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em direito internacional pela Universidade de São Paulo (USP), atuando na área de propriedade intelectual e direitos autorais. Desde 2019 se dedica à literatura tendo como mestres o Prof. Luiz Antonio de Assis Brasil e Fabrício Corsaletti. Publicou seu primeiro conto, "Boleia", em abril de 2022 pelo selo Pé de Amora. “Depois da chuva” é seu primeiro livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages