Entrevista: Tom Farias - Tomo Literário

 


Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário, pesquisador, biógrafo, dramaturgo e roteirista. Publicou 11 livros, entre biografias, romance e ensaios literários. Finalista do Prêmio Jabuti em 2009, recebeu o prêmio Silvio Romero, da Academia Brasileira de Letras, além da Medalha Honra ao Mérito do Governo do Estado de Santa Catarina e a Medalha Cruz e Sousa da Câmara Catarinense do Livro, entre outros.

O livro Carolina - Uma Biografia, que conta a história Carolina Maria de Jesus foi escrito por Tom Farias e publicado pela Editora Malê. Confira a entrevista que ele concedeu ao Tomo Literário Clube de Leitores, e que foi divulgada em primeira mão para os integrantes do clube quando da leitura do livro Quarto de Despejo.

Tomo Literário: Como surgiu a ideia de escrever a biografia de Carolina Maria de Jesus, livro publicado pela Editora Malê?

Tom Farias: A ideia inicial de escrever a biografia sobre Carolina Maria de Jesus surgiu mesmo entre 2013/14, véspera e no ano do centenário do seu nascimento. Percebi que Carolina, ao contrário de outras autoras de sua geração – todas brancas – não tinha uma biografia ou alguma coisa que se assemelhasse à sua altura. É verdade que ocorreram algumas tentativas exitosas, enquanto perfis literários. Mas no geral, nada que que tratasse com profundidade do seu universo humano e literário, das suas origens, do seu legado como mulher negra e escritora.

Tomo Literário: Quanto tempo levou todo o processo, da pesquisa até a publicação? E quais foram as maiores dificuldades?

Tom Farias: O processo foi bastante difícil, uma vez que as pesquisas no Brasil – fora do campo acadêmico, não têm financiamento. Por outro lado, as fontes primárias e secundárias também não estão totalmente disponíveis.

O que Carolina deixou estavam – como ainda estão – bastante dispersos por diversas instituições e em acervos pessoais e os arquivos de jornais, fadados a má conversação ou fora de acesso ao público.

Restou consultar teses, dissertações e ensaios sobre a escritora mineira, o que demandou numa grande frustração, devido a retórica inerente em grande parte desse material, com referência à Carolina Maria de Jesus pelo viés da favela, como favelada, e cultura, por não ter tido acesso a grande equipamentos culturais, ao analfabetismo, a ser negra, e pelo pouco letramento. Carolina cursou apenas as duas primeiras séries do chamado Ensino Fundamental, na sua cidade natal, Sacramento, onde nasceu no dia 14 de março de 1914, filha de João Cândido Veloso e Maria Carolina de Jesus.

Tomo Literário: Na sua visão, qual o maior legado deixado pela escritora?

Tom Farias: O grande legado deixado por Carolina tem a ver com o seu pioneirismo, sobretudo na escrita. Carolina foi resiliente, ousada e perseverante, abrindo um caminho por demais importante para as novas gerações. É como se ela dissesse: “Todos nós podemos”. Esse é o grande legado.

O outro grande legado é tornar visível para o mundo a face de uma mulher negra saída das classes proletárias. Carolina demonstrou essa força e apresentou-se de forma altiva, com uma literatura de grande impacto social e literário, com a publicação do livro “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada”, de 1960, traduzido por muitos países.

Tomo Literário: Que passagem da vida de Carolina mais te surpreendeu durante o processo de pesquisa para a biografia? Por que?

Tom Farias: O que mais me surpreendeu durante o processo de pesquisa foi constatar que Carolina foi maior do que todos me dizem que ela era. Carolina foi gigante, não só do ponto de vista como mulher preta, mas do ponto de vista enquanto intelectual, escritora e pensadora do Brasil preto e miserável que continua escancarado às nossas vistas ainda hoje.



Tomo Literário: Deixo aqui o espaço aberto para comentar algo que queira ou um recado para os leitores.

Tom Farias: O que recomendo aos leitores é que leiam escritores e escritoras de autoria negra e sobretudo Carolina Maria de Jesus. Precisam que esses criadores literários sejam consumidos e se tornem visíveis nas listas dos mais vendidos do país.

Acompanhe Tom Farias no Instagram:
@tom_farias_oficial

O livro Carolina: Uma Biografia pode ser adquirido no site da Editora Malê:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages