Coleção assinada por Jonas Ribeiro e lançada pela Editora do Brasil traz uma protagonista esperta e um modo diferente de ver a vida.
Que bom seria se pudéssemos lavar a alma do mesmo jeito que limpamos a sujeira e o suor com água e sabão. Deixar para lá as angústias, os medos, encher o coração de esperança. Na coleção Cora em Ação, assinada por Jonas Ribeiro e lançada pela Editora do Brasil, os pequenos leitores conhecem o mundo colorido da protagonista que, por meio de seu curioso banho de cores, aprende a lidar com suas emoções e passa esse segredo a toda a família.
O primeiro livro da série, O banho de cores, propõe ao pequeno leitor um exercício para aprender a lidar com seus sentimentos negativos de forma lúdica. A invenção de Cora é simples, fácil e qualquer um pode experimentar em casa. Basta abrir o registro imaginário, deixar que as cores desçam do chuveiro da mente para colorir o corpo e deixar tudo mais alegre. E nem precisa tirar a roupa.
A história continua em A fabulosa chuva de cores, quando os filhos de Cora, Laura e Lucas, e seus sobrinhos Felipe e Fernanda, se inspiram nos banhos de cores para criar uma fabulosa chuva de solidariedade, capaz de trazer mais alegria para o mundo.
Mais personagens surgem em O Tempo das Cores, com Cora mais velha e seus filhos adolescentes. No livro, todo mundo fala: as árvores conversam com Caio, a gata Amora entende e responde muito bem Laura. E até Lucas, que resistiu anos em aceitar o poder do banho de cores, conversa com o globo terrestre que fica na casa da árvore. Agora é a vez de espalhar a tradição para outras pessoas e passar adiante a ideia de se banhar em cores e tornar a vida mais alegre. O escolhido foi João, que já tem um apreço especial por colorir o mundo e também por Laura.
O autor Jonas Ribeiro conta que escreveu a série por acreditar que o mundo pode ser mudado com mais amor, respeito, solidariedade e um toque de imaginação. “Não será uma mudança rápida, é verdade, mas devemos fazer algo mágico e especial por nós, como tomar banho de cores”, comenta.
A ilustradora Mariângela Haddad traz para Cora em Ação a força e a energia que cada cor tem, cumprindo o desafio de reproduzir uma cor invisível, mostrando aquilo que não se vê e que, no entanto, pode ser tão transformador. “Optei por fazer esse trabalho com lápis de cor digitais e, ao invés de esconder as cores, decidi mostrá-las em toda sua intensidade, recriando visivelmente a atmosfera mágica que o texto dá a elas”, diz.
Sobre o autor:
Jonas Ribeiro é formado em Língua e Literatura Portuguesas pela PUC-SP e também pelos tantos livros que leu por prazer em bibliotecas públicas ou que garimpou em livrarias. Ele vive inventando um jeito de aproximar as pessoas dos livros. Visitou um bocado de escolas e escreveu uma pilha de livros. Atualmente, está empenhado em preservar os amigos cúmplices. Prefere as redes de balanço às redes sociais. Jonas estuda piano, ternura e bobeira espontânea.
Sobre a ilustradora:
Mariângela Haddad é mineira de Ponte Nova e vive em Belo Horizonte. Começou a carreira em 1982 ilustrando livros, passou por jornais, jogos infantis, cinema e moda. Hoje, além de ilustradora, também é escritora e já venceu prêmios importantes como o Jabuti. Suas ilustrações do livro Cantos de Encantamento, de Elias José, também ganharam um Prêmio de Incentivo no Concurso NOMA, no Japão em 1996.
Sobre a Editora do Brasil:
A Editora do Brasil busca, há mais de 75 anos, renovar os produtos e serviços que levem aos milhares de educadores e alunos do Brasil conteúdos atuais e materiais de qualidade. Nos quatro cantos do País, professores e gestores utilizam nossos livros e têm acesso a um projeto didático comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor.
O compromisso da Editora do Brasil é com o dinamismo do conhecimento e com a educação que transforma e é transformada. Mais que nunca, posiciona-se ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.