Dia do Circo - Teatro para manter acesa a chama do circo com músicas e risos - Tomo Literário

Dia do Circo - Teatro para manter acesa a chama do circo com músicas e risos

Compartilhe


A Editora do Brasil lança 2POR4 – Um encontro musical com palhaços, do Grupo Esparrama e da maestrina Ester Freire, uma peça de teatro que reúne palhaços e músicos clássicos para divertir crianças e adultos

O livro, uma peça de teatro, mostra a briga entre dois palhaços para reger, cada um à sua maneira, um quarteto de cordas. A intenção dos autores – o grupo premiado Esparrama e a maestrina Ester Freire – é que as trapalhadas dos palhaços Batatinha e Nerdolino levem o espectador ao mundo da música por meio da mistura de teatro, piadas, musicalização e muitas gargalhadas.

“A ideia de fazer dialogar música erudita e teatro veio da maestrina Ester Freire. Foi o desafio que colocamos para esse espetáculo, cujo objetivo é mostrar que a música, independentemente do seu estilo, é uma linguagem universal, que pode interessar a qualquer público e idade”, conta Luciana Gandelini, do grupo Esparrama.

As cenas engraçadas de Batatinha e Nerdolino são entrecortadas pelas músicas do quarteto, que tem dois violinos, uma viola e um violoncelo, uma formação que surgiu na história da música clássica entre 1750 e1820. Na tentativa de assumir o papel de regentes do quarteto, os dois se depararão com uma surpresa. Até lá, os diálogos mostram a diversão que uma peça como esta pode proporcionar ao ser encenada. Para os amantes do teatro, é mais uma alternativa para encenar uma peça, que possibilita adaptação de local, de músicos e de cenário, mantendo acesa a chama das artes circenses.

Ainda agrada o fato de os cuidados com a edição de 2POR4 serem um espetáculo em si, desde a capa, passando pela introdução, pela apresentação dos personagens, pelo cenário, pelos diálogos, até a apresentação das biografias dos autores, das músicas e dos compositores, o pequeno glossário musical e as propriedades de som e demais anexos.

A qualidade visual do projeto gráfico com ilustrações primorosas de Jana Glatt, de um colorido vivo em vermelho, azul, mostarda e preto, complementam os diálogos coloridos e fazem o leitor imaginar o campo de ação dos palhaços e das cenas, deixando claro que o espetáculo no livro se passa em um picadeiro, mas que pode ser encenado em qualquer lugar.

As dificuldades que podem existir em uma edição de peça de teatro foram superadas devido a esse cuidado especial com a linguagem visual, a partir do auxílio proporcionado para imaginar o conteúdo da peça dramatizado em um espaço físico.

O espetáculo 2POR4 foi o primeiro do grupo, que nasceu em 2012 e viajou dezenas de cidades do interior do Brasil com mais de 250 apresentações, sempre com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre a linguagem do palhaço e do teatro infantil.

O grupo conta com seis membros: Iarlei Rangel, que é o diretor do 2POR4; Kleber Brianez, que, junto com Ester, recebeu o prêmio São Paulo de Teatro Infantil na categoria Revelação – Direção; a atriz Ligia Campos; Luciana Gandelini; Rani Guerra; além da ilustradora Jana Glatt.

“O livro tem a intenção de incentivar uma aproximação mais divertida com o circo, o teatro, o palhaço e também a música, sobretudo porque ele abre o espaço para um diálogo com essas linguagens de uma forma prática. Nossa intenção foi criar facilitadores para que esta edição fosse usada de diversas formas, inclusive pelos professores no ambiente educativo. Acreditamos que conseguimos”, comentou Luciana.

2POR4 – Um encontro musical com palhaços
Autores: Grupo Esparrama e Ester Freire
Ilustrações: Jana Glatt
Formato: 20,5 x 23,5 cm
Número de Páginas: 48


Sobre os autores:

Grupo Esparrama e Ester Freire – Nascido em 2012, o grupo Esparrama desenvolve pesquisas sobre a linguagem do palhaço e do teatro infantil. “2POR4 – um encontro musical com palhaços” é o primeiro espetáculo do grupo, que viajou dezenas de cidades do interior do Brasil em mais de 250 apresentações e recebeu o Prêmio São Paulo de Teatro Infantil na categoria Revelação – Direção. O grupo conta ainda com dois espetáculos: “Fim?” e “Esparrama pela janela”, também premiados. A formação do grupo é composta por: Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra. A premiada Ester Freire é bacharel em composição e regência, leciona no Conservatório de Tatuí e assina direção musical e artística em diversas parcerias nas áreas de música, literatura e artes cênicas.

Sobre a ilustradora:

Jana Glatt trabalha há mais de dez anos com formação de personagens e cenários. Durante seus estudos de ilustração, em Barcelona, encontrou caminho para desenvolver seus interesses de infância combinados com a formação de design gráfico. Nascida no Rio de Janeiro, atualmente vive e trabalha em Barcelona.

Sobre a Editora do Brasil:

Fundada em 1943, a Editora do Brasil atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação. Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infantojuvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. Os títulos estão disponíveis para comercialização por meio da loja virtual da Editora Brasil (http://www.editoradobrasil.com.br/lojavirtual/) ou nas lojas físicas, em São Paulo (Rua Conselheiro Nébias, 887 – Campos Elíseos, São Paulo - SP), Rio de Janeiro (Rua do Bispo, 150 - Rio Comprido-RJ) e Natal (Rua dos Caicós, 1533 – Alecrim, Natal- RN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages